quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A Escola e a Vida – O Que é Importante Aprender

No século XXI, é preciso aprender a aprender, ou seja, desenvolver a habilidade de adquirir conhecimentos novos o tempo todo, pois com a quantidade e diversidade de informações que o mundo globalizado oferece, não é necessário memorizar tudo. Basta ter fontes confiáveis e saber interpretá-las.
O currículo escolar se tornou obsoleto, pois não responde mais ás necessidades do mundo atual. Luciano Mendes, do Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação da UFMG, afirma que quando a lição não faz sentido para a vida do aluno, ele não a absorve, fazendo-se necessária uma formação mais crítica e cultural, que envolva o cinema, o teatro e a vida urbana.
O mundo de ontem era estático e cheio de fronteiras, hoje é dinâmico e globalizado. Nunca houve tanta facilidade de acesso às informações, sendo muitas delas falsas. Por isso, ter pensamento crítico é fundamental para filtrar e interpretar o conhecimento. Sendo assim, as escolas devem situar o estudante no mundo e ensiná-lo a trabalhar com o conhecimento que possui em mãos e, a partir dele, encontrar seus pontos fortes e direcioná-los para certa área, focando-o à realização.
O novo modelo do ENEM é considerado um início da reestruturação no ensino brasileiro, pois abrange quatro grandes áreas de conhecimento com questões em que é preciso selecionar informações e relacioná-las a outras disciplinas para encontrar uma solução.
Portanto, o ensino não pode mais ser um amontoado de conhecimentos padronizados para toda a vida, cheios de “pratos indigestos e sem sabor”. Os alunos querem “pratos gostosos e de sabores variados”, que poderão ser relacionados ao cotidiano dos educandos. Tendo senso crítico, o estudante pode se adaptar ao novo mundo.



Lucas Bonino Silva – 3º N
COC Ensino Médio

2 comentários: